• Antiinflamatório 04.03.2013

    Unha de Gato 

    unha-de-gato-herbarium-indicado-para-o-tratamento-de-processos-inflamatórios-articulares-como-osteoatrite-e-reumatismo

    Uncaria tomentosa,Rubiaceae.

    Medicamento Fitoterápico

    Parte Utilizada:

    Córtex da raiz.

    Nomenclatura Popular:

    Unha de gato

    Apresentações:

    Comprimido revestido – Extrato seco do córtex da raiz de Uncaria tomentosa  100 mg – Embalagem com 2, 3 ou 4 blísters contendo 15 comprimidos cada.
    Via Oral
    Uso Aduto

    Composição:

    Cada comprimido revestido contém: extrato seco de Uncaria tomentosa …………………………………………… ……………………………100 mg *
    excipientes q.s.p…………………………………………………………………………………………….1 comprimido. (celulose microcristalina; talco; hipromelose, polietilenoglicol; croscarmelose sódica; estearato de magnésio e dióxido de silício) *equivalente a 4,5-5,5 mg de alcaloides totais calculados como mitrafilina.

    Informações ao Paciente:

    Para que este medicamento é indicado?

    Unha de Gato Herbarium é indicada para o tratamento de processos inflamatórios articulares, como osteoartrite e artrite reumatoide   (reumatismo).

    Como este medicamento funciona?

    Unha de Gato Herbarium atua como anti-inflamatório.

    Quando não devo usar este medicamento?

    Pacientes transplantados devem evitar o uso da unha de gato, devido à possibilidade de produzir rejeição.Hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula.Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.Este medicamento é contraindicado para uso por lactantes (mulheres amamentando).

    O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Precauções e advertências:

    Após a utilização do produto, orienta-se esperar 1 ano antes de aceitar um transplante.Devido ao alto efeito imunoestimulante, deve-se evitar o uso da unha de gato 2 dias antes e 2 dias depois da aplicação da quimioterapia.Há um relato de falência renal aguda associada à ingestão da unha de gato em um paciente com lupus eritematoso sistêmico. Embora o paciente tenha ingerido vários outros medicamentos ao mesmo tempo, somente o tratamento com unha de gato foi descontinuado. Os resultados da urinálise retornaram gradualmente ao normal após a descontinuação do uso.Foi demonstrado que o uso por tempo prolongado (8 semanas) da unha de gato resultou em queda dos níveis de estradiol e progesterona no soro. Desta forma, recomenda-se que o tratamento não ultrapasse 2 meses, exceto por orientação médica.Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

    Interações medicamentosas:

    Desaconselha-se seu uso em conjunto com antiácidos e medicamentos imunossupressores, como por exemplo a ciclosporina.Efeitos adversos têm sido observados quando se administra em associação a proteínas injetáveis para tratamentos celulares, hormonais, etc.Informe seu médico da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.Informe seu médico se está amamentando.Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

    Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Cuidados de conservação Unha de Gato Herbarium deve ser conservada em temperatura ambiente (entre  15 e 30ºC) em sua embalagem original.
    Proteger da luz e da umidade.Prazo de validade 24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

    Características Físicas:

    Comprimidos de cor marrom-avermelhada.

    Características organolépticas:

    Cheiro (odor) característico e praticamente não apresenta sabor.Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

    Como devo usar este medicamento?

    Modo de usar:

    Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.

    Posologia:

    Ingerir um comprimido, via oral, três vezes ao dia,de oito em oito horas.Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

    O que devo fazer quando eu me esquecer devo fazer quando eu me esquecer de usar este  medicamento?

    Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
    Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

    Que males este medicamento pode causar?

    Reações adversas:

    Têm-se verificado casos de febre, prisão de ventre ou diarreia, que acabam antes da suspensão do medicamento.Os níveis hormonais (estradiol e progesterona) no soro podem ser reduzidos depois de um tempo prolongado utilizando unha de gato. A revisão da literatura não revela a frequência das reações adversas.Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico do aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

    O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que á indicada deste medicamento?

    Não há relatos de superdosagem relacionada à ingestão de Uncaria tomentosa.Recomenda-se tratamento sintomático e controle das funções vitais.Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

    Venda sob prescrição médica. 

    MS: 1.1860.0024
    Farm. resp.:Dra. Anny M. Trentini
    CRF-PR no 4081
    Fabricado e distribuído por:
    HERBARIUM LABORATÓRIO BOTÂNICO LTDA.
    Av. Santos Dumont, 1111
    Colombo – PR.
    CNPJ 78.950.011/0001-20
    INDÚSTRIA BRASILEIRA
    ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800 723 8383

    Posted by LucineumaSousa @ 22:21

    Tags: , , , , , , , , , ,

  • Leave a Comment

    Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.