• Males do Figado 08.01.2013

    silibom-indicado-como-auxiliar-no-tratamento-das-doenças-do-figado

    Sílibom®

    comprimidos revestidos
    Silybum marianum (L.) Gaertn

    Medicamento Fitoterápico

    Nomenclatura botânica oficial:

    Silybum marianum (L.) Gaertn

    Nomenclatura popular:

    Silimarina

    Família:

    Asteraceae

    Parte da planta utilizada:

    Fruto

    Apresentação:

    Comprimidos Revestidos
    Cartucho contendo 30 comprimidos revestidos de 100 mg cada.
    Via Oral
    Uso Adulto

    Composição:

    Cada comprimido revestido contém:
    Extrato seco de Silybum marianum (L.) Gaertn (70%)*…………………………………………………………..100,00 mg
    *Extrato padronizado para conter 70% de Silimarina, que é uma mistura de compostos flavonoides: silibina,isosilibina, silidianina e silicristina.
    Excipientes: amido, fosfato de cálcio dibásico, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, lactose,óxido de ferro vermelho, etilcelulose, triacetina, macrogol, ácido oléico, myvacet, hipromelose, hiprolose,dióxido de titânio, corante amarelo alumínio laca.

    Informações ao Paciente:

    Para que este medicamento é indicado?

    Indicado como auxiliar no tratamento das doenças do fígado.

    Como este medicamento funciona?

    A Silimarina é o componente ativo, que age como estabilizador das membranas dos hepatócitos,resguardando sua integridade e, assim, a função fisiológica do fígado; protege, experimentalmente, a célula hepática da influência nociva de substâncias tóxicas endógenas e/ ou exógenas.

    Quando não devo usar este medicamento?

    Este medicamento é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade e alergia aos componentes da formulação ou quando obstáculos mecânicos estão presentes no trato biliar. Não foram encontradas até o momento condições que exigissem precauções em sua administração.
    “Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos”. De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco A.

    O que devo saber antes de usar este medicamento?

    Não foi relatado que este medicamento altere a gravidez normal e não há evidências de toxicidade embrionária. Não existe também evidências de alterações no desenvolvimento de crianças amamentadas por mães que estejam utilizando este medicamento. Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes com mais de 65 anos, no entanto deve-se sempre ter cautela no tratamento destes pacientes, nos quais as funções renais, hepáticas e cardíacas estão alteradas mais frequentemente. De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco A. “Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez, desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista”. “Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento”. Até o momento não foram relatados casos de interação medicamentosa com o uso do produto e nem restrições quanto à ingestão de alimentos ou bebidas.

    Onde,como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Você deve conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.
    “Número de lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem”. “Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”. Aspecto físico: comprimido revestido circular, amarelo claro, isento de manchas e defeitos. “Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo”. “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças”.

    Como devo usar este medicamento?

    Você deve ingerir o medicamento por via oral. Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos. Dose inicial: 3 a 4 comprimidos revestidos ao dia durante 4 a 6 semanas; obtendo-se melhora, pode-se
    diminuir a dose para 1 a 2 comprimidos ao dia. “Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou do cirurgião dentista”. “Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado”.

    O que devo fazer quando esquecer de usar este medicamento?

    Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
    “Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista”.

    Quais os males que este medicamento pode me causar?

    O medicamento é bem tolerado, mesmo quando tomado por longo período de tempo. O emprego de doses elevadas pode causar ligeiro efeito laxativo e diurético. Excepcionalmente, podem ocorrer reações alérgicas cutâneas. “Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento”.

    O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Não foram relatados, até o momento, sintomas relacionados à superdose. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, procure imediatamente assistência médica. Não tome nenhuma medida sem antes consultar um médico. Informe ao médico os medicamentos que utilizou, a dose e os sintomas presentes. “Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações”.

    Dizeres Legais

    Reg. MS – 1.0404.1979
    Farm. Resp.: Christian Gregory Burgos de Menezes
    CRF- SP n° 30.098
    LUPER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.
    Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 1039-A
    Bragança Paulista – SP CEP 12929-600
    CNPJ: 61.299.111/0001-35
    INDÚSTRIA BRASILEIRA
    Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-551066
    www.luper.com.br
    “Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica”.

    Posted by LucineumaSousa @ 19:02

    Tags: , , , , , , , , , , ,

  • 4 Responses

    WP_Modern_Notepad
    • benedito cruz barros chaves Says:

      estou enterreçado em conhecer + esse produto

    • Túlio Azevedo Says:

      Tenho teor de ferritina próximo de 700, tem alguma restrição o uso Silibom?

    • oliveira. ana Says:

      Ola bom dia tomei essi tal de silde vibom e teve uma reaçao horrivel de vomito e diarreia entao acho melhor rever os componentes dessi medicamento

    • MARLENE ALVES NASCIMENTO Says:

      Olá boa tarde. Eu estou com gordura no fígado esse medicamento serve? Pessoa q teve aneurisma pode tomar? Obrigada

    Leave a Comment

    Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.