• AIDS, Doenças 21.11.2011

    O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (17) que assinou acordo para começar a produzir no Brasil um kit que faz o diagnóstico rápido do HIV, vírus da Aids.

    A PDP (Parceria de Desenvolvimento Produtivo) foi feita com o objetivo de produzir o equipamento para o SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, os kits só estarão disponíveis a partir de 2014.

    A transferência da tecnologia para o desenvolvimento dos kits no país foi acertada com o ICC (Instituto Carlos Chagas) Fiocruz-Paraná e a Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos Hospitalares.

    Além de rápido, o resultado fica pronto em minutos, o kit também é portátil e pode ser usado nos próprios consultórios médicos.

    O protótipo, desenvolvido pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), utiliza uma gota de sangue para identificar além do HIV outras doenças como rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B.

    O equipamento deve facilitar a execução dos testes em locais remotos. Ele será indicado para o diagnóstico de doenças infecciosas durante o período pré-natal.

    Posted by Lucio Sergio @ 17:56

    Tags: , , , , ,

  • Leave a Comment

    Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.