• Antibióticos 31.01.2014

    ilosone-gel-indicado-para-o-tratamento-da-acne-vulgar-espinha

    Ilosone® Gel

    eritromicina

    Forma farmacêutica e apresentação:

    Gel Tópico (20mg/g) – Embalagem com uma bisnaga de 60 g.
    Uso Externo
    Via Tópica
    Uso Adulto e Pediátrico

    Composição:

    Cada grama de Ilosone® gel contém 20 mg de eritromicina base. excipiente: álcool etílico, butil-hidroxitolueno e hiprolose.

    Informações ao Paciente:

    Leia a bula cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento. Guarde a bula, pode ser necessário consultá-la novamente. Em caso de dúvidas, consulte um médico ou farmacêutico. Este medicamento foi prescrito especificamente para você. Não deixe que outras pessoas o usem – ele poderá fazer mal a elas, mesmo se os sintomas que elas apresentam parecerem ser os mesmos que você apresenta.

    Para que este medicamento é indicado?

    Ilosone® gel é indicado para o tratamento da acne vulgar (espinha), e outras doenças que respondam à terapia com eritromicina. Ilosone® gel é para uso em adultos e crianças.

    Como este medicamento funciona?

    A eritromicina é um antibiótico que age combatendo o Propionibacterium acnes, principal microrganismo envolvido no desenvolvimento da acne (espinha). Pode levar de seis a oito semanas antes que se notem os resultados de Ilosone® gel.

    Quando não devo usar este medicamento?

    Este produto é contraindicado em pacientes hipersensíveis (alérgicos) à eritromicina, ou aos outros componentes da fórmula.

    O Que devo saber antes de usar este medicamento?

    Antes de utilizar Ilosone® gel seu médico precisa saber caso: • Você seja intolerante ou já tenha apresentado anteriormente alguma reação na pele ou alergia devido à eritromicina ou a qualquer outro ingrediente de Ilosone® gel, listado na composição. • Tenha histórico de doença inflamatória intestinal ou colite associada a antibiótico (diarreia prolongada, intensa ou sanguinolenta após uso de antibiótico). Use Ilosone® gel somente na pele. Tome cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos, narinas, boca ou lábios. Caso isso aconteça, enxágue bem com água. Evite que Ilosone® gel entre em contato com áreas irritadas da pele, tais como cortes, escoriações (arranhões), queimaduras solares ou pele lesionada (rompida). Interações com outros medicamentos / produtos: Informe seu médico ou farmacêutico se você estiver utilizando algum outro medicamento, se utilizou recentemente, ou se começou a usar um novo medicamento agora. Isso inclui medicamentos isentos de prescrição e cosméticos. Ilosone® gel pode afetar a maneira como outros medicamentos funcionam. Não aplique Ilosone® gel ao mesmo tempo que outros medicamentos tópicos para acne contendo clindamicina. Não aplique Ilosone® gel ao mesmo tempo que outros produtos tópicos para acne a não ser que seu médico tenha recomendado.

    Gravidez e lactação:

    Informe ao médico caso esteja grávida ou se planeja engravidar. Caso engravide durante o tratamento com Ilosone®gel, informe seu médico. Não use Ilosone® gel nas mamas (seios) caso você esteja amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Dirigir veículos e operar máquinas: Com base nas reações adversas do produto, não é esperado que as habilidades de dirigir e operar máquinas sejam afetadas. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

    Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Ilosone® gel é um gel incolor, com forte odor de álcool. Ilosone® gel contém álcool etílico, portanto é inflamável e deve ser mantido longe do calor e fogo. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após o uso de Ilosone® gel recoloque a tampa com firmeza no produto para evitar a evaporação. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

    Como devo usar este medicamento?

    Ilosone® gel deve ser aplicado na área afetada duas vezes ao dia. Antes da aplicação, lavar a área afetada com água morna e sabonete neutro. Secar. Aplicar o gel, com a ponta dos dedos, em toda a área afetada. As lesões de acne da face, pescoço,ombro, tórax e costas podem ser tratadas do mesmo modo. A posologia pode ser modificada a critério do médico e dependendo das necessidades do paciente. Após o uso de Ilosone® gel recoloque a tampa com firmeza, para impedir que o medicamento vaze ou evapore. Ilosone® gel contém ingredientes que ajudam o antibiótico a chegar na parte inferior dos folículos pilosos (poros onde nascem os pelos), local onde a acne tem início. Esses ingredientes deixam a pele úmida por alguns minutos após a aplicação. Deixe que o local da aplicação seque completamente antes de aplicar m
    aquiagem. Pode-se notar um leve odor enquanto o produto seca, isto é normal. Lave as mãos após a aplicação de Ilosone® gel. Ilosone® gel deve ser aplicado somente na pele. Este medicamento é inflamável, portanto, não o utilize perto do fogo. Cuidado para não aplicar gel em excesso. A aplicação em excesso ou em maior frequência não ajudará a fazer com que a acne desapareça mais rapidamente e poderá causar irritação adicional. Deve-se fazer uso do medicamento de acordo com as instruções do seu médico por até, no máximo, três meses. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista.

    O Que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso haja esquecimento de administração do medicamento, não aplique uma dose duplicada para compensar as doses esquecidas. Aplique a próxima dose no momento habitual. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

    Quais os males que este medicamento pode causar?

    Como todos os medicamentos, Ilosone® gel pode causar reações adversas, mas nem todos os pacientes obrigatoriamente as terão. Pare de usar Ilosone® gel e consulte um médico imediatamente se: • Observar alguma reação alérgica, como inchaço no rosto ou urticária (vergão vermelho na pele acompanhado de coceira); • Desenvolver diarreia grave ou prolongada. As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (ocorre em pelo menos 1 de cada 10 dos pacientes que utilizam este medicamento): • Sensação de queimação na pele; • Irritação da pele; • Pele ressacada, especialmente no início do tratamento; • Sensação de picadas no local da aplicação; • Vermelhidão da pele, especialmente no início do tratamento. Outras reações adversas raras (ocorre em até 1 de cada 1.000 pacientes que utilizam este medicamento) incluem: • Diarreia, dor de estômago, desconforto estomacal; • Coceira, erupção cutânea; • Inchaço na face. Informe ao médico ou farmacêutico caso alguma dessas reações adversas listadas tornar-se grave ou incômoda ou se você observar alguma reação adversa não listada nesta bula. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do
    medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

    O Que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Se você acidentalmente ingerir Ilosone® gel: Não se espera que os ingredientes de Ilosone® gel sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas na face. Se você acidentalmente deixar o produto entrar na sua boca, lave-a imediatamente co m água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir mais do que uma pequena quantidade. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 7 22 6001, se você precisar de mais orientações.

    DIZERES LEGAIS

    ® Marca Registrada
    M.S. 1.0575.0068
    Resp. Técnica: Viviane Alves Correia – CRF-SP nº 34697
    Registrado por: Valeant Farmacêutica do Brasil Ltda.
    R. Mário Junqueira da Silva, 736/766
    Campinas – SP
    CNPJ 61.186.136/0001-22
    Indústria Brasileira
    Uma empresa do grupo
    Valeant Pharmaceuticals International – USA
    Fabricado por: Laboratórios Stiefel Ltda.
    Rua Professor João Cavalheiro Salem, 1081/1301
    Guarulhos – SP

    VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA,SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA

    Posted by LucineumaSousa @ 19:37

    Tags: , , , , , , , , , ,

  • Leave a Comment

    Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.