• Sem categoria 02.07.2011

    A substância

    A furosemida, encontrada no exame do nadador Cesar Ceilo, é a mesma susbtância que causou a suspenção de seis meses de Daiane dos Santos(ginastica) e de Daynara de Paula(natação).

    Pode ser utilizada tanto para perda de peso quanto para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes. No meio médico, pode ser indicada para tratar casos de hipertensão arterial.

    Ingestão via oral

    É encontrada em comprimidos – vendidos em farmácias – ou pode estar presente em suplementos alimentares, normalmente feitos por farmácias de manipulação.

    Como ela age

    Ao aumentar a  liberação de urina e sódio pelo organismo, a furosemida faz o atleta perder líquido e, consequentemente, peso. Outro benefício ilícito é o efeito mascarante. Quando ingerida, ela faz com que outras substâncias proibidas – como anabolizantes – não sejam detectadas em exames antidoping.

    Efeitos colaterais:

    -Desidratação;
    -Redução na pressão sanguínea;
    – Aumento nos níveis de colesterol
    -Tonturas / Letargia
    -Boca seca (xerostomia)
    -Sede
    -Hipotensão, taquicardia ou arritmia
    -Fraqueza generalizada
    -Alterações gastrointestinais(náuseas, vômitos)
    -Agitação
    -Dor ou cansaço muscular ou cãibras

     

    Punição

    A furosemida consta na lista de substância proibidas pela Wada desde 2000. Faz parte da catregoria S5 – diuréticos e agentes mascarantes. A punição pode ser desde uma advertência até dois anos de suspensão.
    De acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada), uma substância é considerada dopante quando apresenta dois desses três critérios: aumenta artificialmente o desempenho; traz um risco para a saúde do atleta; é contrário ao princípio do esporte.

    Fonte: Globo Esporte

    Posted by Lucio Sergio @ 00:45

    Tags: , , , , , , , , , ,

  • Leave a Comment

    Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.