• fotilan-indicado-nos-estados-de-fadiga-fisica-ou-mental-e-como-adaptôgenn

    FOTILAN

    Panax ginseng

    Identificação do Medicamento:

    Nomenclatura botânica:

    Panax ginseng C.A Meyer

    Família:

    Araliaceae

    Nome Popular:

    Ginseng

    Parte da planta utilizada:

    Raiz

    “Medicamento fitoterápico registrado com base no uso tradicional.”“Não é recomendado o uso por período prolongado enquanto estudos clínicos amplos sobre segurança não forem realizados”.

    Apresentação:

    Comprimidos Revestidos
    Comprimidos revestidos de 100 mg – caixa com 4, 8, 30 e 60 comprimidos revestidos.
    Cada comprimido revestido contém:
    Extrato seco de Panax ginseng 27% ………………………………………………………………………………………………………….100mg
    (equivalente a 27mg de ginsenosídeos totais)
    Uso Adulto
    Uso Oral

    Composição:

    Comprimidos Revestidos
    Cada comprimido revestido contém:
    Extrato seco de Panax ginseng 27% ………………………………………………………………………………………………………….100mg
    (equivalente a 27mg de ginsenosídeos totais)
    Excipientes: Celulose + Lactose, Celulose Microcristalina, Dióxido de Silício Coloidal, Croscarmelose Sódica,Estearato de Magnésio, Álcool Isopropílico, Talco, Dióxido de Titânio, Copolímero Básico Metacrílico E100,Polietilenoglicol 6000, Corante Lacca Alumínio amarelo nº10, Corante Lacca Alumínio amarelo nº6 e Água de Osmose.

    Informações ao Paciente

    Para que este medicamento é indicado?

    FOTILAN (Panax ginseng) está indicado nos estados de fadiga física ou mental e como adaptógeno.

    Como este medicamento funciona?

    FOTILAN (Panax ginseng) é formulado com o extrato seco de Panax ginseng. É uma planta originária da Ásia (China,Indochina, Koréia, Vietnam e Japão). A parte da planta utilizada é a raiz onde, dentre vários constituintes, estão os chamados ginsenosídeos, derivados do protopanaxatriol. Dentre todos os ginsenosídeos, o principal é o ginsenosídeo Rg1. Acredita-se que eles, os ginsenosídeos, estimulem a secreção de hormônios adrenocorticotróficos levando ao aumento do cortisol. O extrato seco de Panax ginseng age sobre a flora intestinal humana promovendo o crescimento de bactérias bífidas (benéficas) enquanto inibe seletivamente certas cepas de clostridium.As saponinas presentes no Panax ginseng atribui-se a melhora do aprendizado e da resistência imunológica, assim como o aumento da pressão sanguínea e a estimulação do sistema nervoso central.

    Quando não devo usar este medicamento?

    FOTILAN (Panax ginseng) é contra-indicado para pacientes com antecedentes alérgicos ao Ginseng. Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes que apresentem quadros de hipertensão ou doenças do coração, insuficiência renal, infecções agudas, asma, insônia ou esquizofrenia. Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes que apresentem tumores sensíveis à estimulação hormonal
    como os tumores de mama, útero e ovários, e deve ser evitado em doenças sensíveis à estimulação hormonal, como endometriose e útero fibrinóide. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que apresentem doenças do sistema auto-imune como Esclerose Múltipla, Artrite Reumatóide, Lupus Eritematoso Sistêmico e outras, assim como em pacientes que tenham recebido transplante. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que apresentem sangramentos anômalos ou em pacientes em uso de medicações que alterem a coagulação (ex. clopidogrel, dipiridamol, aspirina e warfarin). Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que façam uso de medicamentos inibidores da MAO,medicamentos anticoagulantes, ou estimulantes, incluindo descongestionantes e cafeína. FOTILAN (Panax ginseng) está contra-indicado em mulheres grávidas ou amamentando, por não existirem estudos que comprovem sua segurança nestes períodos. Também está contra-indicado nos casos de sangramentos uterinos. FOTILAN (Panax ginseng) deve ser evitado em crianças menores de 12 anos.Uso em idosos, deve-se prestar atenção para possíveis interações entre as medicações já em uso ou ainda com as doenças preexistentes como explicitado acima.“Este medicamento é contra-indicado para uso por mulheres grávidas ou amamentando.” “Este medicamento é contra-indicado para menores de 12 anos.” “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação medica ou do cirurgião dentista.”

    O que devo saber antes de usar este medicamento?

    A administração em mulheres que estejam sob terapia estrogênica deve ser cautelosa. Seu uso é desaconselhado em pacientes com antecedentes de úlcera duodenal, gastrite por refluxo, doença diverticular e quadros disentéricos. Seu uso prolongado ou em doses elevadas pode se associar a uma Síndrome (Síndrome do Abuso do Ginseng) com diarréia, hipertensão, ansiedade, erupções dermatológicas e insônia. Pode causar taquicardia, palpitações e oscilações da pressão (hipotensão ou hipertensão) inclusive influenciadas pelas mudanças posturais, assim pessoas muito sensíveis a essas alterações (como as que já tiveram algum AVC (acidente vascular cerebral) ou doenças cardíacas devem evitá-lo.
    Pode alterar o controle da glicemia (açúcar no sangue). Use com cuidado em casos de diabetes pelo risco aumentado de episódios de hipoglicemia.Descontinue FOTILAN (Panax ginseng) pelo menos 14 dias antes de algum procedimento odontológico ou cirúrgico.Em caso de tratamento dentário atenção, FOTILAN (Panax ginseng) pode causar sangramento dentário por sua possível ação antiplaquetária.Cuidado no uso de vasoconstrictores em anestésicos locais, pois pode ocorrer interação com a epinefrina e levonordefrina resultando em aumento da pressão arterial, use vasoconstrictor com cuidado. Não se recomenda o uso de FOTILAN (Panax ginseng) junto com substâncias estimulantes como a cafeína, contida em algumas bebidas.  O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado.FOTILAN (Panax ginseng) está contra-indicado em mulheres grávidas ou amamentando, por não existirem estudos que comprovem sua segurança nestes períodos. Também está contra-indicado nos casos de sangramentos uterinos. FOTILAN (Panax ginseng) deve ser evitado em crianças menores de 12 anos.
    Deve-se prestar atenção para possíveis interações entre as medicações já em uso ou ainda com as doenças preexistentes como explicitado acima.
    Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.Informe ao médico se estiver amamentando.
    FOTILAN (Panax ginseng) pode interagir com anti-hipertensivos, anticoagulantes (como warfarin), aspirina ou medicamentos contendo aspirina, antiinflamatórios não hormonais, agentes antiplaquetários (ex. ticlopidina, clopidogrel,dipiridamol), estimulantes do sistema nervoso central, simpaticomiméticos, terapias hormonais, álcool, inibidores da monoaminooxidase, substratos do citocromo P450, estrógenos e imunossupressores. FOTILAN (Panax ginseng) contém pequenas quantidades de estrona, estradiol e esterol o que pode provocar ginecomastias (crescimento das mamas, assim não deve ser associado às drogas que produzem o mesmo efeito). Também interage com medicamentos anti-hipertensivos como Bloqueadores de Canais de Cálcio, Nifedipina,Griseofulvina e Metildopa devido à ação sobre o aparelho cardiovascular. Também interage com drogas antidepressivas. Pode haver potencialização da ação de medicamentos inibidores da Monoaminooxidase quando administrada concomitantemente com FOTILAN (Panax ginseng). Em exames laboratoriais, FOTILAN (Panax ginseng) pode alterar algumas provas de coagulação ou os níveis de açúcar no sangue. “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação medica ou do cirurgião dentista.” “Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento”.

    Onde,como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

    Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz, calor e umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30°C. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. FOTILAN (Panax ginseng) encontra-se na forma de comprimidos arredondados, revestidos, de cor amarelo-claro e inodoros.“Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.”“Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.”“Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.” “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.”

    Como devo usar este medicamento?

    Comprimidos revestidos 100mg: deve ser utilizado por via oral na dose de 1 comprimidos revestidos 1 vez ao dia .Utilizar por no máximo três meses.”Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado”.“Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.”

    O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

    Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.
    “Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião- dentista”.

    Quais os males que este medicamento pode causar?

    FOTILAN (Panax ginseng) é bem tolerado. As reações adversas mais comuns são transtornos gastrintestinais leves e transitórios (náuseas e diarréias), insônia, ansiedade, dores de cabeça e taquicardia leve. Em mulheres observaram-se casos de dores nas mamas (mastalgia) e sangramentos uterinos, devido às alterações hormonais. Seu uso é desaconselhado em pacientes com antecedentes de úlcera duodenal, gastrite por refluxo, doença diverticular e quadros disentéricos. FOTILAN (Panax ginseng) pode alterar o controle glicêmico e deve ser usado com cuidado em pacientes diabéticos.FOTILAN (Panax ginseng) pode causar taquicardia e oscilações da pressão arterial, influenciadas pelas mudanças posturais. Pacientes hipertensos ou recebendo medicação anti-hipertensiva devem usá-lo com cuidado, assim como os pacientes sob risco de hipotensão, incluindo os indivíduos em uso de medicação anti-hipertensiva ou agentes que predisponham a hipotensão ortostática (postural), indivíduos idosos, ou naqueles que não tolerariam episódios transitórios de hiper ou hipotensão (ex: AVC anteriores ou doenças cardiovasculares). Se você tem problemas cardiovasculares consulte seu médico, pois o uso excessivo poderia levar a alterações eletrolíticas, como diminuição do potássio, aumentando, o risco de efeitos adversos da associação com outras drogas que você esteja usando.“Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.”

    O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

    Caso ocorra administração acidental de uma superdose de FOTILAN (Panax ginseng), procure orientação médica. A conduta é de esvaziamento do estômago e controle da freqüência cardíaca e respiratória. Em dois casos de superdosagem do extrato seco de Panax ginseng foram relatados distúrbios da acomodação visual,midríase (dilatação das pupilas) e sintomas sistêmicos que incluíram tontura e diminuição do nível de consciência associado com a hiperexcitabilidade dos nervos simpáticos. “Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais
    orientações.”

    Dizeres Legais

    Registro M.S: 1.1861.0003
    Responsável Técnico: Dra. Amanda Públio da Silva – CRF: 37.152
    Fabricado por:
    Ativus Farmacêutica Ltda.
    Rua: Fonte Mécia n° 2050 – CEP: 13270-000 – Caixa Postal 489 – Valinhos-SP
    CNPJ: 64.088.172/0001-41
    Indústria Brasileira
    SAC: 0800 771 20 10
    E-mail: cellofarm@cellofarm.com.br

    Posted by LucineumaSousa @ 19:59

    Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

  • Leave a Comment

    Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.